quarta-feira, 30 de junho de 2010

Resumo das atividades realizadas no Col. PADRÃO.

Pessoal.....as aulas foram maravilhosas....
Planejamos com a professora Luci, duas aulas na turma de reforço ( 6°s ANOS ). Na primeira aula apresentamos a proposta de trabalho para os alunos: histórias em quadrinhos com o uso das tecnologias. Eles adoraram. Começamos a falar da importância das histórias em quadrinhos em nossas vidas. Comentei que havia sido alfabetizada com elas e em casa, pela minha mãe. Os alunos sempre atentos, também falaram que gostavam das revistinhas, muitas delas expostas para visualização de toda a classe. Falamos dos personagens mais antigos até os mais atuais, como é o caso do "BEN 10", personagem preferido pela maioria. Os nossos personagens de trabalho foram os da Turma da Mônica, ressaltando o seu inventor, Maurício de Sousa. Foram usados slides para ilustrar tudo que estava sendo dito e dois vídeos com as histórias da turminha, em links direto na tela. Foi um sucesso. Os olhos das crianças brilharam...e confesso que os meus também. Talvez muitas daquelas crianças nunca antes tinham assistido um gibi em forma de vídeo, pois são oriundas de um setor carente da cidade. Cada um com a sua história de vida, nos foi resumida pela professora e diretora, no momento em que estávamos por lá.
Mas, o que realmente importa é que esses alunos tiveram acesso ao que é de mais atual, em termos de produção de quadrinhos.
Agendamos a aula e fomos mostrar como é dinâmico e fácil produzir historinhas usando a máquina de quadrinhos do Maurício de Sousa, na internet. Cada aluno teve condições de fazer pelo menos um quadrinho, com balões de fala e todos os cenários escolhidos por eles mesmos. O tema que desejaram ,por unanimidade, foi o da copa do mundo. O aprendizado se deu rapidamente, para o meu espanto, pois fiz um só quadrinho na tela maior para que todos pudessem visualizar. Trouxe voluntárias colaboradoras( Ione e Josilene ), cursistas também do eproinfo, para nos auxiliar, no momento da produção. O objetivo era que eles próprios pudessem produzir seus quadrinhos. A nossa ajuda era auxiliar no manuseio com os computadores.
Fica aqui a minha satisfação enquanto eterna professora, de demonstrar que usando as ferramentas tecnológicas, da maneira correta, bem planejada, os "frutos" são rápidos e prazerosos.
Quem desejar, acesse também a máquina de quadrinhos e veja como é fácil ensinar produção textual, em diversas disciplinas, de maneira lúdica e simples.
Abaixo, no blog está o vídeo evidenciando o trabalho realizado.
Um abraço a todos e até a próxima, com a permissão divina.
Gerlane Rocha Galvão Carneiro de Medeiros.
Assessora de Currículo de Língua Portuguesa.
DRE - TOCANTINÓPOLIS.

terça-feira, 15 de junho de 2010

.

Objetivando evidenciar o uso das tecnologias existentes na escola, nós, enquanto colaboradoras da educação, resolvemos ajudar quanto ao incentivo de aulas em que os professores pudessem usar as ferramentas tecnológicas em prol de melhorias na qualidade de ensino. "Alimentamos" o blog dos 6°s anos, já existente na Unidade Escolar, Colégio Estadual Padrão, definindo-o para exibição de ações trabalhadas em sala de aula. O resgate do blog contou com a contribuição da multiplicadora Raimunda, responsável pelo núcleo de tecnologias da DRE, a Assessora de Língua Portuguesa Gerlane, responsável pelo programa GESTAR na escola e a supervisora, Neide Aires. Por vários momentos, estivemos na escola para planejar diversas ações relativas às aulas de reforço, com a professora de Língua Portuguesa, Luci, juntamente com a supervisora, a gestora e coordenadora da escola. No planejamento das aulas, contamos também com a colaboração da tutora do curso de multimeios, Ritinha. Trabalharemos com o gênero textual HQ ( histórias em quadrinhos), em sala de aula e aulas práticas no labin, onde cada aluno vai poder criar, usando diversos recursos, suas próprias histórias, incentivando-os ao manuseio dos computadores, de forma lúdica As aulas já foram agendadas e, quando forem executadas, vão fazer parte também desse blog.



Aguardem as evidências!!!!

Gerlane.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

REFLEXÕES SOBRE O HIPERTEXTO!!!


Definição segundo a wikipédia:

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Lina Morgado, em um estudo intitulado "O lugar do hipertexto na aprendizagem: alguns princípios para a sua concepção" faz algumas considerações interessantes sobre as vantagens da aprendizagem através dos sistemas de hipertexto. Entre os autores que abordam o tema, dois lados: autores que o definem como um sistema de aprendizagem em que algum tipo de aprendizagem ocorre da utilização de um sistema de informação e autores que o definem como sistema de ensino, ligado a contextos formais e tarefas orientadas para objetivos.
Partindo da idéia de que o computador mudou nossa maneira de ler e escrever, Luiz Antonio Marcushi faz algumas reflexões sobre o hipertexto como um novo espaço de escrita. O hipertexto, pela sua natureza não seqüencial e não linear, afeta não só a maneira como lemos, possibilitando múltiplas entradas e múltiplas formas de prosseguir, mas também afeta o modo como escrevemos, proporcionando a distribuição da inteligência e cognição. De um lado, diminui a fronteira entre leitor e escritor, tornando-os parte do mesmo processo; do outro, faz com que a escrita seja uma tarefa menos individual para se tornar uma atividade mais coletiva.
Mediante o que foi pesquisado, é perceptível a importância do hipertexto como uma forma eficiente de aprender no mundo virtual. A cada página que abrimos, temos acesso à outras páginas e facilmente vamos lendo sobre pontos ligados ao nosso primeiro item e assim vai, sem fronteiras.
A internet sendo bem utilizada é uma ferramenta crucial nos dias de hoje, facilitando a nossa aprendizagem. É maravilhoso poder “viajar” nas páginas virtuais.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Comentário sobre o vídeo do professor Ladislau...



O vídeo do professor Ladislau nos faz refletir sobre como a aquisição e o bom uso das novas tecnologias influenciam no futuro da educação. Com toda essa gama de tecnologia, as pessoas necessitam diariamente se atualizar, buscar informações, se capacitar sempre. E a escola também precisa se atualizar, pois os alunos, em sua maioria, têm acesso a muita tecnologia. Se pensarmos nesse aluno no futuro, como será o mundo pra ele, temos que repensar no papel do professor, em sua postura e na aula que temos hoje. Não basta só usar o tradicional, pois não vai chamar a atenção do aluno que já vem com um nível de conhecimento informal atualizado.
Também acredito ser pertinente refletirmos sobre um trecho da entrevista do professor Ladislau: “O volume de informações é imenso, resta saber como selecionar quais as informações são significantes”. Sabemos que as informações são muitas e de toda maneira. Precisamos saber filtrar o que for útil e descartar àquelas que não nos vão servir.
Se a escola souber usar o potencial do aluno em prol da aprendizagem, partindo da necessidade que os jovens têm de aprender, de forma inovadora, podemos ter alunos mais motivados e professores alcançando seus objetivos.

Quem sou como professor e aprendiz?



Estamos em um tempo em que o avanço tecnológico está sempre à frente das nossas ideias, das nossas possibilidades. Por mais que você tente se atualizar, a sensação é de que estamos sempre atrasados. Acredito que, a cada semestre, surge algo muito mais novo, mais avançado. Reportando para a educação, para a sala de aula, o que é perceptível são alunos sedentos por uma aprendizagem diferenciada, inovadora e nós, enquanto professores, ainda dando os primeiros passos para a aquisição dessa nova forma de aprender e ensinar. Os alunos dessa nova sociedade não aceitam mais aulas só a giz e quadro, como “nós” aceitávamos. O professor precisa mesmo se atualizar, buscar novos métodos que chamem a atenção desse aluno.
Como formadora de um programa que visa à melhoria de ensino usando metodologias diferentes em sala de aula, sinto-me à vontade para comentar sobre a importância da mudança de postura do professor. Nos encontros presenciais, refletimos muito sobre novos métodos de ensino como forma de atingir o objetivo principal, que é o real aprendizado do aluno. É notável que exista o desejo de inovar, por parte dos professores e esse é o ponto crucial no processo de aceitar o “novo”.
Precisamos não ter resistência e procurar sempre ler muito em relação a tudo, ter uma visão global sobre nossa sociedade, pois o nosso aluno tem mais tempo para ter acesso a TV, vídeo game, internet e tudo o que mais o atraia. Se o professor não tentar andar nesse mesmo ritmo, será impossível haver interação e, consequentemente, ensino e aprendizagem em sala de aula.