quarta-feira, 30 de junho de 2010

Resumo das atividades realizadas no Col. PADRÃO.

Pessoal.....as aulas foram maravilhosas....
Planejamos com a professora Luci, duas aulas na turma de reforço ( 6°s ANOS ). Na primeira aula apresentamos a proposta de trabalho para os alunos: histórias em quadrinhos com o uso das tecnologias. Eles adoraram. Começamos a falar da importância das histórias em quadrinhos em nossas vidas. Comentei que havia sido alfabetizada com elas e em casa, pela minha mãe. Os alunos sempre atentos, também falaram que gostavam das revistinhas, muitas delas expostas para visualização de toda a classe. Falamos dos personagens mais antigos até os mais atuais, como é o caso do "BEN 10", personagem preferido pela maioria. Os nossos personagens de trabalho foram os da Turma da Mônica, ressaltando o seu inventor, Maurício de Sousa. Foram usados slides para ilustrar tudo que estava sendo dito e dois vídeos com as histórias da turminha, em links direto na tela. Foi um sucesso. Os olhos das crianças brilharam...e confesso que os meus também. Talvez muitas daquelas crianças nunca antes tinham assistido um gibi em forma de vídeo, pois são oriundas de um setor carente da cidade. Cada um com a sua história de vida, nos foi resumida pela professora e diretora, no momento em que estávamos por lá.
Mas, o que realmente importa é que esses alunos tiveram acesso ao que é de mais atual, em termos de produção de quadrinhos.
Agendamos a aula e fomos mostrar como é dinâmico e fácil produzir historinhas usando a máquina de quadrinhos do Maurício de Sousa, na internet. Cada aluno teve condições de fazer pelo menos um quadrinho, com balões de fala e todos os cenários escolhidos por eles mesmos. O tema que desejaram ,por unanimidade, foi o da copa do mundo. O aprendizado se deu rapidamente, para o meu espanto, pois fiz um só quadrinho na tela maior para que todos pudessem visualizar. Trouxe voluntárias colaboradoras( Ione e Josilene ), cursistas também do eproinfo, para nos auxiliar, no momento da produção. O objetivo era que eles próprios pudessem produzir seus quadrinhos. A nossa ajuda era auxiliar no manuseio com os computadores.
Fica aqui a minha satisfação enquanto eterna professora, de demonstrar que usando as ferramentas tecnológicas, da maneira correta, bem planejada, os "frutos" são rápidos e prazerosos.
Quem desejar, acesse também a máquina de quadrinhos e veja como é fácil ensinar produção textual, em diversas disciplinas, de maneira lúdica e simples.
Abaixo, no blog está o vídeo evidenciando o trabalho realizado.
Um abraço a todos e até a próxima, com a permissão divina.
Gerlane Rocha Galvão Carneiro de Medeiros.
Assessora de Currículo de Língua Portuguesa.
DRE - TOCANTINÓPOLIS.

Um comentário:

  1. Gerlane!!!
    Quando li este seu relato, fiquei imaginando como deve ter sido rica esta experiência para vocês e também aos alunos. Parabéns!!!
    Outro ponto importante, foi o apoio das colegas ao contribuirem com seu trabalho, esta parceria é muito rica, um saber que pode contar com as outras colegas!!!
    Creio que vocês foram muito certeiras em escolher um tema da atualidade: HQ - esta histórias em quadrinho é atrativo aos nossos alunos.Este é um de nossos objetivos neste curso, que nós professores envolvidos no curso possam buscar novos caminhos de aprendizagem aos nossos alunos!!!
    Parabéns!!! Que você continue criando muito mais oportunidades de crescimento aos nossos educandos!
    Mônica

    ResponderExcluir