quinta-feira, 13 de maio de 2010

REFLEXÕES SOBRE O HIPERTEXTO!!!


Definição segundo a wikipédia:

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Lina Morgado, em um estudo intitulado "O lugar do hipertexto na aprendizagem: alguns princípios para a sua concepção" faz algumas considerações interessantes sobre as vantagens da aprendizagem através dos sistemas de hipertexto. Entre os autores que abordam o tema, dois lados: autores que o definem como um sistema de aprendizagem em que algum tipo de aprendizagem ocorre da utilização de um sistema de informação e autores que o definem como sistema de ensino, ligado a contextos formais e tarefas orientadas para objetivos.
Partindo da idéia de que o computador mudou nossa maneira de ler e escrever, Luiz Antonio Marcushi faz algumas reflexões sobre o hipertexto como um novo espaço de escrita. O hipertexto, pela sua natureza não seqüencial e não linear, afeta não só a maneira como lemos, possibilitando múltiplas entradas e múltiplas formas de prosseguir, mas também afeta o modo como escrevemos, proporcionando a distribuição da inteligência e cognição. De um lado, diminui a fronteira entre leitor e escritor, tornando-os parte do mesmo processo; do outro, faz com que a escrita seja uma tarefa menos individual para se tornar uma atividade mais coletiva.
Mediante o que foi pesquisado, é perceptível a importância do hipertexto como uma forma eficiente de aprender no mundo virtual. A cada página que abrimos, temos acesso à outras páginas e facilmente vamos lendo sobre pontos ligados ao nosso primeiro item e assim vai, sem fronteiras.
A internet sendo bem utilizada é uma ferramenta crucial nos dias de hoje, facilitando a nossa aprendizagem. É maravilhoso poder “viajar” nas páginas virtuais.

3 comentários:

  1. Isso mesmo minha amiga...os estudos estão deixando você bem alinhada às tecnologias e às ferramentas que elas dispoem. Continue assim.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Gerlane, "viajar" nas páginas virtuais está sendo muito bom,pois,para os professores que cursam o Eproinfo, se souberem aproveitar, estarão com a faca e queijo na mão e graças às novas tecnologias, a minha prática na sala de aula não seria mais a mesma, imagine planejar uma aula usando hipertexto e os links para postar filmes, resumos, fotos, figuras e slides, nossa que maravilha! É pena, que o fator tempo, atrapalhe um pouco o andamento das atividades...

    ResponderExcluir
  3. Olá Gerlane!!!
    Muito boa a sua publicação, links e até com comentários de colegas!!!
    Seu blog esta bem diversificado, com várias possiblidades de informações!!
    Seu texto sobre Hiperlink está rico e acrescenta o linguista Marcushi.
    Que possamos aprender muito mais uma com as outras!

    ResponderExcluir